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NOSSA OPERAÇÃO

PLANEJAMENTO

O planejamento operacional é realizado em conjunto com o Consórcio Viva Sul e o órgão gestor (EPTC). São analisados os horários, tempos de viagem, demanda x oferta, tipo de veículos, dentre outros.

Baseado nessas informações são criadas as tabelas de serviços das tripulações.

ESCALA DE SERVIÇO

Diariamente, a equipe de tráfego realiza a escala de serviço. Para cada tabela de serviço, é alocado um motorista, um cobrador e um veículo.

A maioria das tabelas operam com tripulações e veículos efetivos.

PARTIDA

A cada início de operação, os veículos, já previamente organizados na garagem, saem com os seus tripulantes nos horários previstos para realizar as viagens programadas.

Tudo é controlado através de um sistema de gestão, onde fiscais da equipe do consórcio operacional, monitoram para que as viagens sejam cumpridas.

VIAGENS

Durante o ano de 2018 a Tinga realizou 248.000 viagens, conforme horários estabelecidos pelo órgão gestor, transportando 10 milhões de passageiros e percorrendo 5,7 milhões de quilômetros.

A maioria das principais avenidas de Porto Alegre não é provida de corredores exclusivos para ônibus. Mesmo tendo que enfrentar o pesado trânsito em locais como: Av. Coronel Marcos, Av. Eduardo Prado, Av. Edgar Pires de Castro, Av. Siqueira Campos, dentre outras, a pontualidade do consórcio Viva Sul em 2016 foi de 89,53%, conforme dados da EPTC.

RECEPÇÃO OPERACIONAL

Após o final da jornada, os veículos são recepcionados na garagem e passam por vistorias da equipe de recepção operacional.

Os problemas detectados são imediatamente encaminhados para a manutenção, tais como avarias, problemas mecânicos, etc, de modo a preparar os veículos para a operação do dia seguinte.

ABASTECIMENTO

Diariamente, ao final da operação, todos os veículos são abastecidos na garagem da empresa.

A Tinga tem dois tanques com capacidade de 110.000 litros no total. O sistema de abastecimento é automatizado e integrado com o software de gestão da empresa.

MANUTENÇÃO

A Tinga tem um departamento específico de manutenção, com uma equipe especializada de profissionais de mecânica, chapeação, pintura, lubrificação e elétrica.

Diariamente um grupo de veículos passa por manutenção preventiva, conforme parâmetros de quilometragem indicados pelos fabricantes.

Para tanto a empresa dispõe de 26 postos de serviços, incluindo moderna cabine de pintura que atende a legislação vigente.

LIMPEZA

Essa área é dividida entre limpeza externa e interna. A higienização externa consiste na lavagem da lataria, dos vidros, do para-brisa, das janelas, das portas e até mesmo das rodas e dos pneus dos ônibus.

Já a limpeza interna é feita em bancos, corredor, painéis, cantos dos degraus, a área em que correm os vidros móveis das janelas e dos balaústres – usados para os passageiros se apoiarem em pé ou quando se locomovem dentro do veículo.

Tanto a limpeza interna, como a externa é realizada diariamente. A Tinga tem a disposição dois boxes de serviços na área de manutenção e uma máquina de lavagem externa.

VISTORIA

Todos os ônibus da frota são vistoriados, conforme escala estabelecida, pelo órgão gestor (Empresa Pública de Transporte e Circulação) na garagem da empresa.

Diversos itens são avaliados. Não constando nenhuma irregularidade, o veículo recebe uma autorização para operar até a próxima vistoria.